*
No úlimo dia 16 de maio de 2009 foi realizada a festa de Jongo em homenagem aos Pretos-Velhos no Quilombo São José, Valença, RJ.
O dia começou com missa afro, depois teve feijoada, seguiu com Folia de Reis, Ciranda de Tarituba, capoeira, Maculele e Samba de Roda, Boi Pintadinho e Mineiro Pau de Miracema, Jongo de Barra do Piraí, Jongo de Pinheiral e Arrozal, Jongo de Quissamã, Umbanda, apresentação do documentário "Imagens do Jongo", e finalizou com a Benção da fogueira pela matriarca da comunidade, Mãe Tetê - Iniciando a Roda de Jongo na beira da fogueira com a participação de todos os presentes até o sol raiar.
O Quilombo São José é uma comunidade centenária onde moram cerca de 200 negros de uma mesma família ancestral, que, durante a escravidão, trouxe de Angola para as fazendas de café da região Sudeste do Brasil-Colônia a dança do Jongo. Essa família permanece unida há 150 anos na mesma terra e mantêm ricas tradições como o jongo, a umbanda, o calango, o terço de São Gonçalo, a medicina natural, rezas e benzeduras, a agricultura familiar entre outras.
Em fevereiro deste ano, o Presidente do INCRA (Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA) assinou a portaria de titulação das terras Quilombo São José em prol de seus moradores ancestrais e encaminhou o processo para a assinatura final do Presidente Lula, última etapa para a desapropriação dessas terras, que até hoje não pertencem a comunidade, num processo que já dura dez anos.
*
2 comentários:
Final de semana muito especial! Companheira de barraca, precisamos de mais um desses! =)
Foi um fim de semana maravilhoso.Beijão e parabéns pelo teu blog e tuas fotos.
guillermo
Postar um comentário